quinta-feira, 17 de junho de 2010

Eco Geladeira!


Geladeira do futuro utiliza biopolímero em gel para resfriar alimentos

 

Já imaginou uma geladeira que, no lugar de prateleiras e gavetas, possui um gel capaz de resfriar seus alimentos utilizando suas propriedades químicas? Imaginou colocar suas frutas, carnes e demais produtos perecíveis dentro desse gel e retirá-los apenas na hora do consumo? 

Parece ficção científica, mas trata-se de um conceito de refrigerador criado pelo estudante de design russo, Yuriy Dmitriev, e finalista do concurso Electrolux Design Lab.

O refrigerador não utiliza eletricidade ou nenhuma outra fonte energética e resfria os alimentos através das propriedades químicas do biopolímero em gel que ocupa todo o centro do aparelho.

Assim, basta o usuário inserir os alimentos dentro do gel e deixar que ele os resfrie naturalmente. O criador do projeto garante que o produto não é pegajoso e não possui cheiro, o que o tornaria ideal para tal propósito.

O Bio Robot Refrigerator é quatro vezes menor que um refrigerador tradicional e, por não possuir portas ou prateleiras, pode ser utilizado na vertical, na horizontal “e até no teto”, afirma Dmitriev.

geladeira-02.jpg

Por não possuir motor nem outros dispositivos comuns nos refrigeradores atuais, 90% de seu espaço estaria disponível para armazenamento e o usuário estaria livre dos ruídos comuns das geladeiras.

Ele ainda seria altamente eficiente, já que a sua capacidade de armazenamento estaria ligada à organização dos alimentos dentro do gel. Os produtos ainda ficariam visíveis e acessíveis a qualquer um.

Electrolux Design Lab

Tanta criatividade rendeu ao estudante uma posição entre os 25 finalistas do concurso Electrolux Design Lab, que busca soluções inovadoras para as cozinhas do futuro. O projeto foi escolhido entre os mais de 1.300 inscritos de todo o mundo e segue para a próxima fase. Caso vença, Dmitriev fará um estágio de seis meses no Centro de Design Global da Electrolux e levará para casa um prêmio de 5 mil euros.

Apesar de não parecer muito viável e de não apresentar respostas para perguntas básicas sobre o funcionamento do aparelho, certamente essa seria uma alternativa mais sustentável para os refrigeradores atuais – responsáveis por 8% dos gastos de energia das casas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Via EcoDesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário